terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mário Novais


A colecção Estúdio Mário Novais foi adquirida em 1985 pela Fundação Calouste Gulbenkian e abrange os 50 anos de actividade do Estúdio Novaes.
É composta de 80.309 documentos fotográficos de diversos tipos: negativos, diapositivos, interpositivos, p&b e cor.
Este estúdio especializou-se na fotografia de obras de arte e arquitectura, embora Mário Novais tenha também praticado outros géneros fotográficos.


Segunda reza o site da FCG, Mário Novais (1899-1967), oriundo de uma família de grandes fotógrafos, começou a sua actividade profissional como retratista, nos anos de 1920, na Fotografia Vasquez.
Em 1933, montou o seu próprio estúdio – o Estúdio Novaes – em Lisboa, que se manteve activo durante 50 anos.
Para além de fotografia de obras de arte e arquitectura, em que se especializou, Mário Novais praticou igualmente a foto-reportagem, a fotografia publicitária, a comercial e a industrial.

O motor de busca das colecções fotográficas da FCG mora aqui.
Parte da colecção - aquela composta pelas fotografias que não estão protegidas por direitos de autor ou direitos conexos - é consultável no flickr e na biblioteca de arte da Fundação Calouste Gulbenkian.
 

Sem comentários:

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...