sábado, 3 de setembro de 2011

Augusto Soucasaux


Segundo Victor Pinho, Augusto Soucasaux (1871-1962) era o segundo filho de Luís de Sousa Soucasaux e de Ana Joaquina. O apelido francês adveio do seu avô paterno, Diogo de Sousa, natural de Vilhery, Baiona.

Augusto Soucasaux casou com Maria Joaquina da Conceição, de cujo enlace nasceram cinco filhos: Augusta Maria, Mário, Joaquim, Augusto Eurico e José Soucasaux.


Fotografias de Francisco Soucasaux e montagem de Alberto Delpino.
SOUCASAUX, Augusto (Org.). Álbum de Minas. Rio de Janeiro: Tipografia e Litografia Léon de Rennes & C., 1905.
in Metamorfoses da metrópole. Revista do Arquivo Público Mineiro, ano XLIII, n.º 2  (Julho - Dezembro de 2007), p. 62.

-->

Em 1904 Augusto Soucasaux trocou Barcelos por Belo Horizente para cumprir a última vontade de seu irmão Francisco, que viera de viagem a Portugal, onde viria a falecer. 
Francisco Soucasaux  (1856-1904) teria começado cerca de um ano antes no Brasil a recolha de imagens fotográficas para uma publicação por ele idealizada, o Álbum de Minas.
Coube a Augusto terminar a ampla recolha fotográfica iniciada pelo irmão para completar e organizar o referido álbum, cujo primeiro fascículo fez sair em 1905 - uma “autêntica monografia ilustrada do estado de Minas Gerais", desde "o primeiro arraial, o Curral del Rey, com sua velha casaria e os seus antigos moradores, até que gradativamente, chegamos ao atual Belo Horizonte, servido por bondes elétricos,progressista e confortável (...) E a história de Belo Horizonte ressai e vibra inteira dessas fotografias".

 





publicações com fotografias realizadas por 
Augusto Soucasaux existentes na Biblioteca Nacional












Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...