quinta-feira, 15 de setembro de 2011

buarcos na figueira

... by cochinilha
..., a photo by cochinilha on Flickr.
É mesmo nas viagens que aprendemos coisas novas e que conhecemos o mundo, como se diz por aí: o nosso, e o dos outros. Cheguei à Figueira exactamente à hora do fecho da biblioteca. A ideia era chegar uma hora antes, mas a falta dos devidos apetrechos (mapa, telefone com internet, gps), de combustível quando estava quase quase lá, e, claro, de sinalização adequada, justificaram, em parte, o atraso.
Mas não importa, porque de qualquer maneira tinha já reservada a manhã de amanhã para lá voltar.

Tinha como referência que a Pensão Bela Figueira ficava por trás dos grandes hotéis voltados para o mar. Percorri aquela imensa avenida até parar e perguntar a um senhor de meia idade onde era a rua Miguel Bombarda. Ó menina, isso é na Figueira! Como assim, mas não estamos na Figueira?
Nesta altura olhei em redor a confirmar que aquela praia era a da Figueira,  e senti-me completamente perdida. Eu bem segui as setas e dizia: Fi-guei-ra.
Não! Aqui é Buarcos, a Figueira é daquela metade da rua para lá! 

Ok, já percebi, então é só dar meia volta e já estou outra vez na Figueira. Ufa!

Para que fique claro, Buarcos é uma freguesia da Figueira da Foz, distrito de Coimbra (não vá haver mais Buarcos por Portugal), mas foi já mais importante do que a própria Figueira.
Tinha que haver história por aqui.

Figueira da Foz. Mais coisa menos coisa para lá do prédio azul começa a freguesia de Buarcos.

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...