segunda-feira, 21 de novembro de 2011

flâneuse

Um flaneur pode bem ser alguém que se passeia ou move sem um propósito ou direcção pré-definidos, que viaja sem destino marcado, que dá um passo atrás do outro de forma descomprometida e relaxada. Uma flâneuse pode bem ser a Sofia.
A Sofia está assim no mundo - she loves to roam, to laugh, and to take pictures!
Para qualquer lugar que vá, descontraídamente, leva a máquina fotográfica consigo.
O mote para a exposição era 'olhares no feminino', e a Sofia decidiu apresentar algumas fotografias dos muitos lugares por onde andou. Um olhar feminino sobre os lugares? Não, a Sofia acha que as fotografias são unisexo. Será que conseguimos descobrir o sexo do fotógrafo vendo as suas imagens? Não sei. Só sei que (foi o que ela me disse) estas fotografias obedecem a uma certa matemática, e que são todas tiradas em tilt shift - um nome esquisito que quer dizer que é tudo menos photoshop e que não é fake tilt shift. Ou seja, a Sofia usa uma lente que não encaixa na máquina fotográfica, encontra um ponto de focagem e dispara. Apenas uma linha fica no foco, e todo o resto desfocado, com a aparência de um mundo em miniatura. É este o mundo feminino da Sofia: o lugar onde todos os lugares são susceptíveis de ser explorados, randomly.


"Olhares no Feminino ou a celebração de 'flâneuse'" exposição no Salão Medieval, Largo do Paço, Braga, até 12 de Dezembro!

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...