sábado, 26 de novembro de 2011

semana da fotografia

© Casa - Estúdio Carlos Relvas

Se tivesse que escolher uma cidade para capital da fotografia em Portugal elegia a Golegã. 
A Golegã, não por ter sido o lugar onde Carlos Relvas construiu o seu inigualável templo da fotografia, mas porque a sua Câmara sabe valorizar este maravilhoso legado.

Depois de ter sido comprada nos anos 70 pela C.M.G., a colecção de Relvas foi transferida para o Instituto Português de Museus passados 20 anos, tendo regressado à origem em 2008, altura em que foi provisoriamente instalada numa câmara climatizada na Biblioteca Municipal. É aqui que a colecção fotográfica está a ser cuidadosamente tratada (com todos os preceitos a que a mesma obriga) ao abrigo de acordo com a Lupa. A empresa para aqui destacou uma equipa especializada que, desde novembro de 2010, procede à limpeza e acondicionamento dos cerca de 12000 negativos que constituem a coleção (a maioria negativos de vidro em gelatina e prata, e cerca de 5000 colódios húmidos).

Esta semana é a 3.ª semana da fotografia da Golegã, acontecimento fundamental para a investigação fotográfica no panorama nacional. Infelizmente, termina daqui a pouco, numa manhã de sábado goleganense, preenchida de comunicações que se adivinham... espantosas!

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...