segunda-feira, 30 de novembro de 2015

documentar o imaginário



Mesa 1:
CRIAR, PROGRAMAR, DOCUMENTAR O IMAGINÁRIO
11h00-13h00

Tanto ao nível da criação de obras de arte, como da curadoria ou do pensamento artístico, o panorama português tem sido intensamente vibrante. Este painel olhará o tema do Fórum a partir dos lugares de origem dos seus participantes: a criação, a programação ou o pensamento sobre as imagens em movimento e a sua capacidade para reinventar a realidade, criando imaginários.

André Príncipe
João Ribas
Catarina Mourão
António Pinto Ribeiro
Moderação: Daniel Ribas

.

Mesa 2:
A REINVENÇÃO DO DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO
14h30-16h30

O Porto/Post/Doc colocou-se, através da sua programação, no mapa de um circuito de festivais internacionais que partilham uma programação de risco dedicada ao documentário. Os presentes neste painel são programadores experientes dos festivais mais importantes da Europa. Será, certamente, uma discussão dedicada às tendências mais criativas na zona do documentário.

Jean-Pierre Rehm
Dennis Lim
Jean-François Rettig
Paolo Moretti
Moderação: Victor Paz Morandeira

.

Mesa 3:
GALIZA E PORTUGAL: UM IMAGINÁRIO COMUM
17h00-19h00

As relações fronteiriças entre Galiza e o Norte de Portugal são uma aposta de futuro, cujos resultados têm sido vistos nos últimos anos. O debate proporcionará uma história desta relação, mas também uma ideia do que é ainda possível fazer. O carácter diversificado do painel permitirá um olhar múltiplo sobre esta realidade e sobre as condições que ela proporciona ao cinema português e ao cinema galego.

Beli Martinez
Nuno Rodrigues
Manolo González
Lois Patiño
Moderação: Martin Pawley

.

O Fórum do Real é realizado em parceria com o Citar (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes), Escola das Artes, Católica.Porto (Projeto de Investigação “Narrativa e Criação Audiovisual”), no âmbito do “Ano do Cinema e Audiovisual Português”, do Instituto de Cinema e Audiovisual.


PROGRAMA, AQUI.

Sem comentários:

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...